Linha Vs Calendário Editorial
Blog

Linha Editorial 2018

Oi gente! Hoje vamos falar um pouco sobre a Linha Editorial do blog e, para isso, vou explicar rapidamente esse conceito.

A produção de conteúdo digital está se espelhando muito na metodologia de jornais e revistas que, quando vão lançar uma edição, usam a linha editorial para se nortear e o calendário para se organizar. Ambos são muitos úteis e eu diria até que fundamentais se você possui um blog ou participa de projetos sejam eles solo ou em equipe. Usando essas duas ferramentas tenho certeza que a sua produtividade vai aumentar.

Muita gente confunde a Linha com o Calendário Editorial, mas não é a mesma coisa. Resumidamente, o Calendário é uma agenda que pode ser de planejamento, produção ou publicações do conteúdo, já a Linha Editorial é o foco, o conjunto de temas, ou ainda o viés do jornal, revista, ou qualquer que seja o veículo. Vamos lá!
Calendário Editorial
O Calendário Editorial é, como o próprio nome sugere, um calendário mesmo. É o melhor método de planejamento e organização que eu conheço. Com ele não me perco, consigo saber em que fase está cada post que eu quero publicar então me ajuda muito na produção de conteúdo. Para criar um, serve qualquer tipo de calendário, analógico ou digital, onde possamos escrever em cada data o título do post ou tarefa do projeto, o status (planejamento, produção, revisão, publicação, divulgação etc.) e também é interessante que tenha espaço para incluir a mídia na qual vai postar. As opções mais comuns são:
  • Google Calendar – fácil de aprender a mexer e acessível de qualquer lugar
  • Calendário do WordPress – ou qualquer que seja a sua plataforma
  • Planilhas do Excel – abas facilitando a nossa vida
  • Agenda / Planner físico – com visão semanal ou mensal, de acordo com a preferência do freguês
  • Trello ou app similar – no qual dá para incluir não só as datas de produção e de publicação, mas detalhes rápidos sobre o projeto, que facilitem quando você for de fato produzir.
Uma dica é que tanto para ferramentas virtuais quanto para físicas é que você pode criar um sistema de cores para cada categoria do seu blog ou empreendimento, como rosa para relacionamentos e verde para alimentação, o que facilita notar quando algum tema está sendo deixado de lado, ou está sendo mais explorado do que os outros, pois você terá muito verde e pouco rosa ou vice-versa.
Se você já escreve ou produz conteúdo, provavelmente já tem idéia do seu ritmo de produção, mas se você é novo nesse meio, talvez queira acrescentar um dia a mais a princípio, para os possíveis imprevistos que acontecem quando estamos começando.
O Calendário é uma ótima ferramenta, indispensável para a organização de conteúdos e projetos, é só adaptar para o seu objetivo, pois uma vez que você começa a se organizar, vai perceber a diferença na sua produção, você terá mais clareza e foco, o que com certeza vai aumentar sua produtividade.
Linha Editorial
Linha Editorial por sua vez é o caminho que você quer seguir com as suas postagens. Necessita apenas da sua criatividade e imaginação, um pedaço de papel e canetinhas, o celular ou mesmo o bloco de notas do seu laptop. Pensando no seu jornal, revista ou blog e, se já tiver um público fiel de leitores, pensando também nos temas que costumam agradar ou nos que você mais gosta de produzir, foque na sua vida, no que você quer para o próximo mês, semestre e ano, e tente traduzir para o seu conteúdo. O foco é exatamente no que você quiser, pode variar entre aprender um novo hobby, ser mais confiante, conseguir um novo emprego, etc.
Por exemplo, digamos que a linha editorial do ano vai ser “Culinária”, porquê você quer aprender a cozinhar ou porque a gastronomia é uma paixão sua, você pode inserir este tema organicamente nas suas postagens:
  • Seu blog é sobre relacionamentos? Pode começar indicando restaurantes românticos na sua cidade, depois fazer um top 10 do país ou do mundo, indicar aulas de culinária para casais, filmes românticos com esse tema, etc.
  • Seu site fala de viagens ou fotografia? Indique os melhores tutoriais para fotografar comida, faça uma comparação dos alimentos do último lugar que você foi com os da sua cidade, fotografe e escreva sobre os alimentos mais exóticos ou inusitados que você encontrou.
  • Sua página é focada em educação ou DIYs? Indique cursos de culinária online e em instituições de ensino, crie infográficos com receitas fáceis de seguir… E por aí vai.
Deu para perceber que a partir do momento que você define a sua linha editorial já surgem milhares de idéias? Por isso ter uma linha ajuda tanto! Ela te mantém no foco que você mesmo definiu e você pode ainda montar seu calendário editorial através dela para programar suas postagens, atentando para eventos de acordo com o tema!
Seguindo meu exemplo, o período de exibição do Masterchef seria ótimo para você programar uma porção de conteúdo interativo com seus leitores, como fazer lives comentando cada episódio, tentando recriar em casa as receitas, enfim, dá produzir inúmeros cotextos que remetam à esse programa que tem tanto público e com certeza traria mais leitores para o seu blog.
Linha Editorial 2018 - Começar
Agora que vocês já sabem o que é a Linha Editorial, vamos falar um pouquinho da minha. Como já estamos no meio do ano, eu poderia programar a linha para o próximo semestre ou fazer anual mesmo e terminá-la só no meio do ano que vem. Eu tenho toc e sou a louca das listas, prefiro começar com uma linha semestral mesmo, que já vai ser um ótimo exercício para mim.
Como ela é mais curta e a primeira que vou me propor (friozinho na barriga), escolhi algo significativo para esse momento que estou vivendo: começar.
Escrevo desde bem novinha, mais ou menos desde que aprendi a escrever com uns 8 anos. Apesar disso, foi há pouco tempo que resolvi abraçar a escrita e encarar os desafios que vem junto com essa escolha. Por isso escolhi esse tema, acredito que independente da idade ou experiência de vida, sempre podemos começar algo novo, ou até recomeçar.
Começar é algo difícil, seja uma dieta, uma rotina de exercícios, um relacionamento, uma nova carreira, novo emprego, um blog, enfim… Quem sofre com ansiedade sabe que requer coragem e ao mesmo tempo é algo lindo, revigorante e cheio de possibilidades.
Estou me aventurando na escrita, abraçando essa vocação que já me dava sinais desde criança, que é geralmente quando os nossos talentos, paixões e aptidões surgem mesmo, mas que eu só assumi de vez agora.
Então, durante os próximo seis meses vou criar conteúdos dentro das categorias que já contei para vocês aqui, mas todos com o foco em começar.
Na hora de escolher a sua linha, ela tem que necessariamente fazer parte daquilo que você acredita e está vivendo, caso contrário você não se sentirá tão motivado, inspirado e  não se identificará tanto com o que você mesmo estará produzindo. Ou seja, escolha uma linha editorial que realmente tenha a ver com seu momento, senão será bem mais difícil fazer conteúdos coesos e manter-se no foco.
Se quiserem mais dicas de como organizar um calendário editorial, sugiro que deem uma passadinha neste post da Thais Godinho. Para entender ainda mais sobre linha editorial, veja o que o Paulo Macedo tem a dizer aqui.
Espero que tenham aprendido a diferenciar o calendário da linha editorial e, principalmente, que tenham gostado da minha! Estou empolgada! Este é o meu começo e convido vocês a virem comigo e se ainda não começaram o que quer que seja, coragem, leitores! Comecem também.
Beijos,
mila

2 Comments

  • Livia

    Eu adorei o post! Muito bem explicado e os links de referência são ótimos! Adorei também a sua linha editorial! Eu adoro começar coisas novas, mas as importantes sempre dão friozinho na barriga! rsrs Obrigada pela coragem de compartilhar seus momentos com a gente e, pode ter certeza, que vou seguir te acompanhando! Bjss!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *