Crônicas

Olá, mundo!

Está oficialmente aberta a temporada de patos! Coelhos! posts neste blog! E como este é o primeiro post a ser lançado, cabe fazer uma apresentação da minha pessoa, explicar o propósito do blog e as categorias que escolhi para começar. Não garanto que nada aqui vá continuar o mesmo daqui há três anos, mas achei justo não começar simplesmente postando o que me desse na telha. Vamos lá!

Apresentação

 

Mila Dias - apresentação
Que bacana poder estar aqui iniciando meu blog e escrevendo o meu primeiro post! Como vocês poderão ver na barrinha à direita e no “Sobre”, sou Mila, muito prazer! Carioca, balzaca, aquariana, Cientista Social, feminista, escritora e com senso de humor marcante. Sim, acho que essa sou eu.

Meu amor pela escrita – e também pela leitura – veio desde pequena. Ganhava concursos de redação promovidos pela minha escola e tinha uma coleção de mais de duzentos gibis da Turma da Mônica, que foram basicamente a minha porta de entrada para a literatura, além é claro das historinhas que eu ouvia para dormir.
Cresci na serra fluminense e voltei para o Rio para cursar o pré-vestibular e em seguida a faculdade. Isso significa que tenho o sotaque pertinente à um rádio fora da estação, mas infelizmente não a malemolência carioca. Nem a desenvoltura para escapar de caixotes quando vou à praia.  Fiquei na dúvida na época entre Relações Internacionais e flertei com o Jornalismo e a Comunicação, mas foram mesmo as Ciências Sociais que me ganharam.
Meus hobbies são ler, dançar, escutar música e papear com as amigas aqui em casa, no bar ou em algum café aconchegante. Adoro crianças e animais. Sou fascinada pelas cores, o que levou a fazer um curso de maquiagem no Senac e hoje está me levando à aquarela e à fotografia.

Propósito


Resolvi começar este blog em função do meu amor pela escrita e porquê assim me aconselharam a Márcia Tiburi, com quem fiz o Curso de Introdução à Escrita Criativa e o Thiago Novaes, com quem também fiz um curso de mesmo nome. Eles me atentaram para a relevância do blog enquanto ferramenta de prática da escrita, uma vez que ele ajuda a ter foco com os temas escolhidos e compromisso, ao mesmo tempo que desenvolve o hábito de escrever. E a boa escrita é, como tudo na vida, prática.

Este blog servirá também de portfólio para que eu possa, com alguma sorte, trabalhar de fato com a escrita. Como este espaço é meu, posso sonhar em ser colunista de algum jornal ou revista super legal, não posso?
E além disso, quero através das categorias que selecionei, passar um pouco de leveza e descontração para o dia a dia de quem for se aventurar por aqui. Nosso país tem passado por períodos difíceis o que somado à nossas batalhas pessoais pode ser bastante pesado, por isso também o blog. Quero alcançar pessoas por meio de uma linguagem acessível e entregar um conteúdo reflexivo e, sobretudo, divertido.

Categorias do blog

Pensei bastante antes de selecioná-las, é claro. Escolhi temas alinhados com o propósito do blog que é aprimorar a minha escrita, construir um portfólio e trazer um pouco de diversão para a vida dos meus leitores. Tentei escolher inicialmente coisas pelas quais eu fosse apaixonada, tivesse familiaridade e vontade de saber cada vez mais, para poder passar com alguma propriedade à vocês o meu olhar sobre esses temas. Vamos à elas:

Crônicas do Dia a Dia


Aqui eu trarei textos autorais focados em temas mais específicos, mas sempre em harmonia com as outras categorias. Através do humor e do meu conhecimento adquirido nas Ciências Sociais e na vida pretendo trazer meu ponto de vista único e lúdico sobre as situações do meu – e quem sabe do seu – cotidiano. Minhas principais inspirações para a escolha do formato das crônicas foram o Moacyr Scliar e o Fernando Veríssimo.
Os dois autores tem um material primoroso e divertidíssimo nesta categoria e eu recomendo muito a leitura até mesmo para quem não é tão chegado a ler, pois são sempre leves, descontraídos e muito bem escritos, eu saio de um texto querendo mais. Quero escrever como eles um dia e para chegar lá, vim aqui praticar.

Entretenimento

Meus livros, Friends e Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças

 

Esta categoria focará principalmente na famosa tríade livros, séries e filmes. Trarei listas temáticas e indicações pessoais variadas dentro destas três vertentes. É um assunto que adoro poder abordar aqui, já que tenho o hábito de ler e assistir seriados e longas normalmente, então vai ser bom poder explorar mais o tema com quem tiver o mesmo interesse.
Escolhi essa categoria para atrair leitores, uma vez que simplesmente anunciar “Crônicas de uma Autora Desconhecida” poderia não ser a melhor estratégia, do grego E também para achar pessoas com este interesse mais específico com quem conversar, muitos blogueiros fizeram amizades em seus nichos e bons amigos são raros e sempre muito bem-vindos. Preciso de mais pessoas na minha vida que entendam referências do mundo das telinhas, para torná-la mais leve e divertida, parte extremamente importante do propósito do blog!

Manuais

Aqui eu me inspirei no termo Universidade Pessoal, que eu peguei emprestado da Thaís Godinho, do Vida Organizada, e remete aos estudos independentes de temas variados. Por exemplo, não quero ser uma Fotógrafa profissional, mas tenho interesse em estudar fotografia para me ajudar com a documentação de momentos especiais em família, viagens e agora com o blog. Se eu fosse me profissionalizar, provavelmente teria de incluir nos meus estudos temas como administração, elaboração de contrato, estúdio, entre outros que não são realmente o meu foco: quero tirar boas fotos e ser capaz de me expressar através delas.

A partir daí pensei em dividir com vocês manuais, guias ou como quiserem chamar que nos ajudem a dar os primeiros passos na área tanto para aqueles que são iniciantes sem talento ou experiência como eu, quanto alguém que queira conhecer mais para posteriormente se aprofundar e quem sabe realmente ingressar em alguma instituição educacional e se tornar um profissional.

Posso adiantar que os hobbies que eu pretendo desenvolver e trazer para vocês são relativos às artes, ao audiovisual, à escrita e ao desenvolvimento pessoal como Fotografia, Design, Edição de fotos e vídeos, Desenho, Aquarela, Organização, Roteiro e, claro, Escrita Criativa. Me reservo o direito de mudar de idéia, inserir e retirar temas quando quiser.

Minha inspiração para o formato desses manuais veio do ótimo blog da Paloma Sernaiotto que criou a série OrgBlog (a qual, aliás, devo o empurrãozinho que faltava para pôr a mão na massa e estar aqui escrevendo isso tudo para vocês), recomendo muito a leitura caso você queira criar um blog pessoal ou para o seu negócio. Ela desenvolveu um índice super organizado, lindo e didático com todas as informações para quem quisesse saber mais do projeto e participar.

Projetos e Outras Categorias

 

projetos do blog
Pretendo ainda inserir indicações de blogs, marcas ou pessoas que eu ame, fazer uma curadoria mensal de links legais – tópico que já vi em outros blogs e realmente gostei, e participar de projetos do universo blogueiro como por exemplo o 6 on 6 criado pela guru da blogosfera e do youtube Melina Souza, do Serendipity. No caso, o foco desse projeto em particular é compartilhar 6 coisas aleatórias, mas dentro do mesmo tema, no dia 6 de cada mês. É um jeito de interagir com outros blogs e compartilhar com vocês um pouco do meu dia a dia ou opinião pessoal sobre temas variados.
Enfim termino este primeiro post, que já está super longo, mas não teve jeito era bastante coisa pra falar e… Me empolguei! No mais, dividirei os assuntos por aqui em tags, para deixar tudo arrumadinho e facilitar tanto a minha vida vida quanto a navegação de vocês. Ainda estou selecionando os projetos, então aceito indicações! Deixe nos comentários de tiver alguma!
Beijos,
mila

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *